quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Não Fale, meu Amigo.



Don't Speak - Não Fale.

Pois é, nem fale o quanto essa música marcou a minha vida, e como, incrivelmente ainda marca. A muito tempo que não a ouvia. Em anos, uma vez ou outra, quando esbarrava com ela nas minhas seleções de música no computador. Não fale! Não fale o quanto eu amo essa música, e o quanto ela me faz lembrar ele. Aquele que já fora o meu melhor amigo. Hoje, um amigo que estou recuperando. Lembro de como ouvíamos essa canção nas tediosas tardes em minha casa, ou em sua casa. E eu dizia: - essa canção parece com a gente. Ele: - por que? Eu: - sei la. Só acho que parece. Acho que é por que ela fala de "um melhor amigo" Ele: - fala em perder um melhor amigo. Algo que tá se acabando...

Bom, e aconteceu. E como a música diz, eu perdi o meu melhor amigo. Lembrar dessa história me provoca sentimentos extremos. Nos conhecemos numa improvável escola, onde não éramos para estar, e provavelmente não seriamos amigos. Nem sentáva-mos juntos! Ele com um grupo dele, e eu com as minhas colegas irritantes. Éramos dois estranhos no ninho. Definitivamente, não era para estarmos naquele lugar. Não pertencíamos aquele ambiente. Mas, o destino nos uniu. Uma mãozinha aqui e alí, e nos tornamos inseparáveis. E melhor. Era uma amizade proibida! E sabemos bem, coisas proibidas não melhores. Meus pais não gostavam muito dele. Nunca soube o por que. Mas, que isso importava? Éramos amigos. Ponto final.
Dois adolescentes bobos, sentados em calçadas, rindo do nada... Partilhamos tantas coisas. Tenho tantas lembranças. Tenho cartinhas e presentinhos. Tenho frases e letras de músicas. Tenho segredos. Coisas que só falávamos um pra o outro. Havia sentimento alí.
E por um motivo, que apenas eu e ele sabemos e eu não irei divulgar aqui, isso acabou. Se desgastou. E por uma decisão muito mais dele do que minha, partimos em direções opostas.
Estava decidido. Acabou.

Hoje, estamos nos reencontrando. Depois de um ensaio frustado a dois anos, hoje estamos acertando os ponteiros, e de forma natural, leve... E quer saber? Estou adorandoooo! Ele sabe. Ele não fala, mas suas atitudes mostram que ele está tão feliz quanto eu. Eu o conheço bem. Ele acha que não, mas, 'amigo, sinto muito, eu talvez seja a primeira pessoa depois de você que te conhece muito bem'.

E falando diretamente para segunda pessoa no singular, falo pra você meu amigo.

Você se surpreendeu em saber que eu sofri muito sem você. Segundo você, já era algo predeterminado para os dois, era algo que ambos julgou ser o melhor. Na verdade, meu amigo, eu sofri muito sem você. Foi muito difícil. Sabe aqueles períodos de abstinência? Era mais ou menos isso.
Sem você foi 'dose'. Sem você os filmes não tinham graça. O pão do hiper não tinha o mesmo sabor. As calçadas não eram mais aconchegantes. Os orelhões eram apenas orelhões. Sem você toda e qualquer musica brega não me fazia rir. Nem aquelas internacionais onde só nós dois achávamos graça, tinha a mesma graça. Nossa, sem você os segredos não eram segredos. Sem você os meus almoços [macarrão e bisteca] eram tão solitários. E as letras das traduções das canções escritas em cadernos, era apenas letras. Os signos e suas características nem diziam mais nada. Madonna e seus clips chocantes nem me chocavam mais. Os chocolates que você traziam do bolso eram apenas chocolates de supermercado. Os planos 'maquiavéliquinhos' com outras pessoas não eram tão mirabolantes. E aquela fita cassete que você gravou as canções do Silvercher já não toca mais.

Lembro, divíamos tudo. Eu era sua, e você era meu. E os outros eram 'sombras'. Você era o meu melhor amigo. Sempre foi. Só tinha você. Só tinha sua voz em meio as madrugadas. E conviver sem tudo isso, do nada, pra mim foi complicado meu amigo.

Eu tive que reaprender a caminhar sozinha. Tive que gostar de outras músicas que não eram as que gostávamos. Tive que ver outros filmes que não eram os que víamos. Tive que conhecer outras coisas, pegar outros ônibus, rir de outras piadas, ganhar outros presentes.

Sem você a coisa, realmente ficou feia.

Então o tempo passou e eu me refiz. Assim como você, que mesmo comigo, era sozinho e tinha a sua vida. Eu sempre respeitei isso, por saber da minha fundamental importância em sua vida. E sabe o que eu sempre gostei em você? Você nunca falou nada sobre isso, e sim demonstrou. Com todo e qualquer detalhe, que faziam total diferença.

E esses detalhes estão voltando. Meu Deus, você não sabe o quanto estou feliz. Sabe, ver o seu sorriso depois de quase três anos, ver seu jeito de falar mau de alguém de maneira engraçada, ver você gargalhando de uma coisa besta que eu falei, ver o seu humor negro e ácido novamente, ver o seu jeito doce em dizer: "liguei pra saber como tá, dar boa noite", me deixam imensamente feliz.

Eu sei que talvez você nem leia, nem comente ao final, mas eu sei, eu apenas sei que tudo que eu falei despertou num lugar do teu cérebro e coração, a mesma sensação que eu estou agora. Sabe por que, por que eu sei que você é muito orgulhoso pra sair declarando isso publicamente, seu chato! Deixa então para as demonstrações, eu aceito assim.

Eu tenho o MAIOR ORGULHO DE SER A ÚNICA a derreter o seu coração de gelo.
[palavras suas.]

Bom, eu nunca falei isso... e talvez você ache estranho ouvir de mim isso agora. E acho que eu nunca falarei adiante... mas, eu amo você. Meu amigo. Sim, pois, eu ainda o considero assim.

E quanto as coisas que virão... virão! E como eu e você decidimos, com calma. Deixar fluir.


Agora segue a tradução da música, Don't Speak [que ele já falou que eu a curti mais do que ele... bobinho, sei que sempre que ouviu, lembrou de mim...]

Você e eu,
Costumávamos estar juntos
Todo dia juntos, sempre
Eu realmente sinto
Que estou perdendo meu melhor amigo
Eu não posso acreditar
Que isso poderia ser o fim
Parece no entanto que você está deixando ir
E se isso for real
Bem, eu não quero saber

Não fale
Eu sei só que você está dizendo
Então, por favor, pare de explicar
Não me diga porque isso magoa
Não fale
Eu sei o que você está pensando
Eu não preciso de suas razões
Não me diga porque isso magoa

Nossas memórias
Bem,elas podem ser convidativas
Mas algumas são totalmente
muito assustadoras
Como nós morremos, ambos, você e eu
Com minha cabeça em minhas mãos
Eu sento e choro

Não fale
Eu sei só que você está dizendo
Então, por favor, pare de explicar
Não me diga porque isso magoa (não, não, não)
Não fale
Eu sei o que você está pensando
Eu não preciso de suas razões
Não me diga porque isso magoa

Está tudo terminado
Eu consegui parar de fingir quem nós somos...
Eu posso nos ver morrendo... estamos?

Não fale
Eu sei só que você está dizendo
Então, por favor, pare de explicar
Não me diga porque isso magoa (não, não, não)
Não fale
Eu sei o que você está pensando
Eu não preciso de suas razões
Não me diga porque isso magoa
Não me diga porque isso magoa!
Eu sei o que você está dizendo
Então por favor pare de explicar

Não fale,
Não fale,
Não fale,
Oh eu sei o que você está pensando
E eu não preciso de suas razões
Eu sei que você é bom,
Eu sei que você é bom,
Eu sei que você realmente é bom
Oh, la la la la la la La la la la la la
Não, não, uh-huh me acalme, quieto querido,
quieto, quieto querido,
não me diga porque isso machuca
quieto, quieto querido,
quieto, quieto, não me diga porque isso machuca

[é isso, fim de post. postado]

5 comentários:

  1. Lindoo post.
    a amizade é um sentimento maravilhoso.
    tudo de bom para vocês.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. PQP! A coisa mais linda que li nos últimos tempos!
    Me fez lembrar do meu velho amigo também.

    Perfeito!

    ResponderExcluir
  3. Pois é amigas....
    Nem falem [como na música]

    Era realmente assim, éramos tudo isso... e quem sabe, seremos mais e mais.

    É meu melhor amigo, sempre foi.

    ResponderExcluir
  4. Eu conheço esta pessoa,ele é muito chato,não sei como vc tem paciência.

    ResponderExcluir

Rapá, tu tem alguma coisa pra falar? Conversa ai ó... é nesse quadradinho branco. Aceito qualquer tipo de coméntário. Os construtivos, os destrutivos, os engraçados, os sérios. Se for em dinheiro, melhor ainda!